BOX

João Penalva — Sandálias de Pele de Porco

Sandálias de pele de porco apresenta uma nova versão de uma peça de João Penalva, de 1999, intitulada Wallenda, em que o artista assobiou na íntegra A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky.
Nesta versão, João Penalva justapõe a história e o processo deste seu empreendimento com a experiência de outros artistas que, como bailarinos, foram intérpretes desta peça musical que, em 1913, no Théâtre des Champs Elysées, de Paris, revolucionou a história da música e da dança do século XX. 

Sandálias de pele de porco combina voz, projeções de vídeo, textos, e som gravado, e continua a tradição de revisitar essa peça musical ímpar.

Com Annabelle Barnes, Catarina Lourenço e Brent Williamson — bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, e Rui Lopes Graça.

João Penalva

João Penalva nasceu em Lisboa em 1949. Depois de uma carreira como bailarino nas companhias de Jean Pomares, Pina Bausch e Gerhard Bohner, estudou artes plásticas em Londres. Representou Portugal na Bienal de São Paulo, em 1996, e na Bienal de Veneza, em 2001. Expôs também na Bienal de Berlim, em 2001, e na Bienal de Sydney, em 2003. As suas exposições individuais em museus e instituições incluem o Centro Cultural de Belém, 1999; Camden Arts Centre, Londres, Contemporary Art Centre, Vilnius, e Tramway, Glasgow, 2000; The Power Plant, Toronto, 2003; Museu de Serralves, Porto, 2005; Ludwig Museum of Contemporary Art, Budapeste, 2005; Irish Museum of Modern Art, Dublin, 2006; Mead Gallery, University of Warwick, Coventry, 2007; Lunds Konsthall, Lund, Suécia, 2010; Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2011; Trondheim Kunstmuseum, Noruega, 2014; Mudam, Musée d’Art Moderne, Luxemburgo, 2018; Culturgest, Porto; Lumiar Cité, Lisboa, 2018. Colaborou com Rui Lopes Graça em dois bailados para a Companhia Nacional de Bailado — Quinze bailarinos e tempo incerto, em 2016; e Annette, Adele, e Lee, em 2019.

Direção João Penalva
Intérpretes Annabelle Barnes, Catarina Lourenço e Brent Williamson — Bailarinos da Companhia Nacional de Bailado, e Rui Lopes Graça
Agradecimentos Companhia Nacional de Bailado

HCI / Colecção Maria e Armando Cabral / / /