BOX

Luzlinar
CIDADE POMAR
Natureza Organizada / Ordem Permanente

A árvore é o elemento natural mais frequente na paisagem urbana, tendo a relação desta com a cidade uma longa tradição, podendo ser considerada a principal presença viva da natureza junto do homem.

A geometria tem determinado a “ordem permanente” da natureza na cidade – observe-se os “Pomares” desenvolvido pelos Árabes, concretamente os laranjais, que trouxeram a laranja da China e a combinaram com a geometria Egípcia dos jardins Persas, moldando as urbes.

As árvores e os pomares das cidades surgem na poesia desde a Antiguidade, Homero, Virgílio ou Ovídio e nas diferentes mitologias são extraordinariamente relevantes, por vezes até estruturantes. Para além de serem uma presença contínua na observação da vida e acção humanas, são os humanos a eternizarem-se poeticamente nas  árvores.

CIDADE – POMAR é um projecto que visa promover nas cidades um laboratório de investigação artística e científica de ar livre que combine arte, natureza e cidade – CIDADE POMAR – um “Pomar/Jardim” ou um “Mosaico de Pomares”.

Como incrementar um maior contacto com os recursos naturais, a vegetação, a água, o solo entre outros, em quotidianos urbanos e seus meios? Nesta apresentação será lançado o debate entre artistas, cientistas, políticos, cidadãos e entusiastas sobre a importância que resta das árvores nas cidades.

CIDADE – POMAR é um projecto da COMUNA, desenvolvido pela Luzlinar e Município do Fundão, no âmbito do Projecto Pontes, apoiado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura.

créditos © luzlinar

HCI / Colecção Maria e Armando Cabral / / /