BOX

OSSO colectivo – Rita Thomaz and Nuno Morao — Próxima Paragem

A OSSO volta à Appleton, com uma instalação de Rita Thomaz e Nuno Morão.

Esta é a “próxima paragem” numa “viagem” que experimenta o encontro entre a arte visual e a sonora. Esta instalação convida-o a experimentar uma união entre som e imagem, onde as fronteiras entre percepção visual e sonora se diluem na construção de uma atmosfera onde se experimenta “ouvir” as pinturas e “ver” o som.

Três pinturas de Rita Thomaz definem o horizonte visual no espaço da Blackbox da Appleton. Com recurso ao uso de tinta acrílica em spray, surgem camadas transparentes sobrepostas e espaços vazios, criando delicadas variações de tons, texturas e formas onde a experiência da profundidade da superfície é o tema central. Uma partitura ou uma cidade arruinada mas ainda plena de rumores.

Nuno Morão ocupa-se de uma peça sonora, intermitente, onde o silêncio vai sendo pontuado pela pulsação das peles e de metais ressonantes. O ar da sala é assim ocupado levando o espectador a mergulhar numa composição musical que combina o timbre telúrico das peles com o indício de voo dos sinos e gongos.

Os ritmos desenham a cadência do olhar.

creditos © pedro tropa

HCI / Colecção Maria e Armando Cabral / / /